Relativismo Moral (Diogo Santos)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022)
Ricardo Santos e Pedro Galvão (eds.)
No presente artigo irei explorar mediante que critérios as principais variedades de Relativismo Moral podem ser distinguidas e as razões a que normalmente relativistas apelam para as suas teses, explicando e discutindo a putativa conexão entre o Relativismo Moral e essas razões. Alego que é preciso argumentar indirectamente acerca das vantagens das teorias relativistas em relação às teorias metaéticas concorrentes na explicação da divergência moral, da tolerância moral e da existência de desacordos morais fundamentais.

Palavras-chave: Relativismo moral, desacordo fundamental, divergência moral, tolerância, relativismo empírico.
In this paper I explore the criteria according to which one can distinguish the major relativist varieties about morality and the reasons relativists typically provide for their claims. I explain and discuss the possible connection between Moral Relativism and those reasons. I claim that relativists should argue indirectly for their view, by comparing the advantages of their view with rival views when it comes to explaining moral divergence, tolerance and fundamental moral disagreements.

Keywords: Moral relativism, fundamental disagreement, moral divergence, tolerance, empirical relativism.

1. Introdução
2. Relativismos morais
3. Motivações para o relativismo

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0100

Diogo Santos. Relativismo Moral. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022), Ricardo Santos e Pedro Galvão (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.