Idealização de Mentes (Helder Coelho)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014)
João Branquinho e Ricardo Santos (eds.)
A criação de mentes, e o seu design, tem acompanhado a evolução do homem e a sua ânsia em replicar o poder da inteligência e de articular os seus principais componentes. Nos últimos 30 anos, a sua discussão (teoria da identidade, teorias da mente, governo versus controle) foi grande na Filosofia e, também, na Inteligência Artificial, sobretudo em redor dos agentes artificiais, em virtude da potencialidade de aplicações em áreas não muito afastadas, a saúde pública ou a sustentabilidade ambiental, a segurança e a energia, os fenómenos sociais ou as políticas. Nesta contribuição procurámos abrir um campo de reflexões e de conjeturas sobre a abstração da inteligência, introduzindo uma rede de conexões (memória) com termos (conceitos) aparentemente distantes, não esquecendo um olhar para os cérebros e os comportamentos. Simultaneamente, a imagem de mente ajudar-nos-á a invadir um território interdisciplinar e a confrontar/cruzar várias visões para simplificarmos ou complicarmos a ideia de mente possível. Recorrendo à Simulação Social, podermos depois experimentar uma variedade de hipóteses, e deste modo percebermos que mesmo um agente artificial pode evoluir, graças a mentes mais complicadas, se quisermos ficar mais perto do realismo das situações.

Palavras-chave: cognição, agentes inteligentes, arquiteturas, teorias da mente, simulação.
The creation of minds, and its design, has followed the evolution of man and the desire to replicate the power of his intelligence and to articulate his main components. Along the last 30 years, the discussion of minds (identity theory, theories of mind, govern versus control) was enlarged in Philosophy, and also in Artificial Intelligence, namely around artificial agents, and on account of its importance for supporting applications on healthcare, environment sustainability, security, energy, politics and policies. We tried to open the field of reflections and conjectures about the abstraction of intelligence by building up a network of terms, along the text, without forgetting brains and behaviors. The design of minds will help readers to invade the territory of other disciplines, crossing ideas, with the aid of social simulation and specific situations with less or more realism.

Keywords: cognition, intelligent agents, architectures, theories of mind, simulation.

1. Introdução
2. Modelos
3. Teorias
4. Arquiteturas
5. Exemplos de instalações e construções sociais
6. Conjeturas
7. Conclusões

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0043

Helder Coelho. Idealização de Mendes. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014), João Branquinho e Ricardo Santos (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.