Externalismo e Conteúdo Mental (André Leclerc)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014)
João Branquinho e Ricardo Santos (eds.)
Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
O Externismo em filosofia da mente é uma família de doutrinas acerca da individuação dos estados mentais. Os estados mentais são individuados pelo conteúdo e o conteúdo, por sua vez, é individuado por relações entre o agente cognitivo e fatores do ambiente natural e social, pelo menos em muitos casos. Apresentamos algumas dessas doutrinas, as quais absorvem ideias da teoria da referência direta, ideias sobre as atitudes de re, e uma certa concepção das propriedades intencionais e semânticas. Apresentamos as experiências de pensamento concebidas por Putnam, Burge e Davidson, e discutimos dois problemas decorrendo do Externismo de conteúdo: o problema do autoconhecimento, e o problema do conhecimento a priori do mundo externo.

Palavras-chave: externismo, conteúdo mental, referência direta, atitudes de re, autoconhecimento.
Externalism in the philosophy of mind is a family of theories about the individuation of mental states. Mental states are individuated by their content; and the content, in turn, is individuated by relations between the cognitive agent and external affairs, at least in many cases. Here we present some of these theories, which include ideas about direct reference, de re attitudes, and a conception of semantic and intentional properties. We present the thought experiments conceived of by Putnam, Burge and Davidson, and a discussion of two problems raised by the externalist doctrine: one about self-knowledge and the other about a priori knowledge of the external world.

Keywords: externalism, mental content, direct reference, de re attitude, selfknowledge.

1. Individuação do conteúdo mental
2. O externismo epistemológico
3. O externismo semântico e de conteúdo
4. As propriedades intencionais e semânticas
5. As experiências de pensamento
6. Autoconhecimento e conhecimento a priori do mundo

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0035

How to cite this article:
André Leclerc. Externalismo e Conteúdo Mental. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014), João Branquinho e Ricardo Santos (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.