Expressividade Musical (Federico Lauria)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2023)
Ricardo Santos e David Yates (eds.)
Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
É frequente distinguirmos a música como expressiva de emoções (como a tristeza, por exemplo). O poder expressivo da música é central para a nossa apreciação da mesma. Mas o que significa dizer que a música expressa emoções? Afinal, a música não é um ser senciente. Como pode ela, então, expressar emoções? Este artigo apresenta o problema da expressividade musical e oferece uma perspectiva crítica sobre as principais teorias discutidas. Será a expressividade um produto de convenções culturais? Qual é o contributo do artista para a expressividade? Consistirá a expressividade na capacidade de induzir emoções nos ouvintes? Resultará a expressividade de uma distinção de parecenças entre a música e a emoção? O problema da expressividade dá origem a questões fundamentais, tanto teóricas como práticas.

Palavras-chave: expressividade, música, emoção, percepção, imaginação.
We often perceive music as being expressive of emotion (say, sadness). The expressive power of music is central to our appreciation of music. But what does it mean to say that music expresses emotions? After all, music is non-sentient. How could it express emotions? This article presents the problem of musical expressiveness and offers a critical overview of the main theories offered. Is expressiveness a matter of cultural convention? What is the role of the artist in expressiveness? Does expressiveness consist of music arousing emotions in listeners? Is expressiveness the perception of the resemblance between music and emotion? The question of expressiveness gives rise to fundamental theoretical and practical issues.

Keywords: expressiveness, music, emotion, perception, imagination.

Conteúdo

1. O problema da expressividade musical
2. Convenções e resultados empíricos
3. Teoria da expressão
4. Teoria afectiva
5. Teoria da imaginação e persona
6. Teoria da parecença e dos contornos
7. Metáfora
8. O cepticismo de Hanslick

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2022.0006

How to cite this article
Federico Lauria. Expressividade Musical. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2023), Ricardo Santos e David Yates (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.