Constituintes Proposicionais Inarticulados (Marco Ruffino)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2016)
João Branquinho e Ricardo Santos (eds.)
Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Algumas proposições parecem incluir constituintes não articulados (i.e., elementos proposicionais que não são o valor semântico de nenhum elemento gramatical do proferimento que expressa estas proposições). Isto chamou a atenção dos filósofos da linguagem por constituir um contraexemplo àquilo que Perry chamou de representação homomórfica da linguagem (i.e., cada elemento proposicional sendo o valor semântico de algum elemento gramatical). Se genuíno, este fenômeno também entra em choque com o chamado minimalismo semântico, de acordo com o qual a única forma de sensibilidade contextual sistemática que afeta o conteúdo proposicional originalmente expresso é a indexicalidade. Neste ensaio discuto algumas tentativas de incorporar a ideia de constituintes inarticulados na semântica e na epistemologia, bem como algumas críticas direcionadas a estas tentativas.

Palavras-chave: constituintes inarticulados, proposição, funções proposicionais, sensibilidade contextual, conteúdo cognitivo.
Some propositions seem to include unarticulated constituents (i.e., elements that are not the semantic values of any grammatical element of the utterance expressing these proposition). This phenomenon
attracted the attention of philosophers of language because it seems to violate what Perry called the homomorphic conception of language (i.e., the conception according to which each propositional element
is the semantic value of some grammatical element). If genuine, it also conflicts with the so-called semantic minimalism, according to which the only form of systematic contextual sensitivity that affects the content originally expressed is indexicality. In this essay I discuss some attempts to incorporate the idea of unarticulated constituents in semantics and epistemology, as well as some criticism of such attempts.

Keywords: unarticulated constituents, proposition, propositional function, context sensitivity, cognitive content.

1. ‘Está Chovendo’
2. Semântica e pragmática
3. Alguns casos adicionais
4. Constituintes inarticulados e contexto de proferimento
5. “Z-Landers”
6. Variáveis ocultas e o Binding Argument
7. Constituintes inarticulados: mandatórios ou opcionais?
8. Funções variádicas
9. A multiplicação de variáveis ocultas

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0013

How to cite this article:
Marco Ruffino. Constituintes Proposicionais Inarticulados. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2016), João Branquinho e Ricardo Santos (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.