Argumentos Transcendentais (Roberto Horácio Pereira)

Quando pesquisamos nos principais compêndios da história da filoso- fia contemporânea, encontraremos, via de regra, a seguinte definição para o binômio “argumentos transcendentais”: eles seriam estratégias dialéticas sui generis de inspiração kantiana que buscariam refutar um ceticismo global. Entretanto, essa compreensão está muito longe de ser minimamente satisfatória. A despeito das muitas décadas transcorridas desde a abertura do debate, não parece um exagero dizer-se que ainda hoje pouco se sabe sobre o verdadeiro alvo de tais argumentos e muito menos sobre a sua estrutura e forma. Esse ensaio está dedicado à elucidação dos chamados “argumentos transcendentais”. Além do es- clarecimento dos diferentes sentidos do binômio “argumento transcendental”, minha pretensão consiste em fornecer uma série de interpretações originais sobre a natureza de tais argumentos que, a meu juízo, passaram despercebidas ao longo dessas décadas.

Palavras-chave: ceticismo global, reducionismo, compromisso ontológico, argumento metafísico, Kant.
When we search the main textbooks in the history of contemporary philosophy, we find, as a rule, the following definition for the binomial “transcendental arguments”: they are sui generis dialectic strategies of Kantian inspiration aimed at refuting global skepticism. However, this understanding is very far from being minimally satisfactory. Despite the many decades which elapsed since the opening of the debate, it does not seem an exaggeration to complain that even today very little is known about real target of such arguments, let alone about their structure. This paper is devoted to the clarification of these so-called “Transcendental Arguments”. Besides clarifying the different senses of the binomial “transcendental argument”, I provide several original interpretations of features of such arguments that went unnoticed throughout these decades.

Keywords: global skepticism, reductionism, ontological commitment, metaphysical argument, Kant.

1 Introdução
2 O argumento transcendental de Stroud
3 Argumentos transcendentais e fechamento epistêmico
4 Argumentos transcendentais modestos
5 O ofuscado argumento transcendental de Strawson
6 O argumento transcendental original de Strawson à luz das críticas de Stroud

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0004

Roberto Horácio Pereira. Argumentos Transcendentais. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014), João Branquinho e Ricardo Santos (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.