Argumento da Consequência (Luís Veríssimo)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022)
O Argumento da Consequência é um dos mais discutidos argumentos no que diz respeito à controvérsia em torno do problema da compatibilidade entre livre-arbítrio e determinismo. Este argumento tem sido o principal cavalo de batalha dos incompatibilistas e nenhum compatibilista pode defender satisfatoriamente a sua posição sem tentar dar-lhe uma resposta. Neste artigo, apresenta-se uma visão geral do argumento, bem como algumas das críticas que os compatibilistas lhe têm dirigido.

Palavras-chave: Incompatibilismo, argumento da consequência, livre-arbítrio, determinismo.
The Consequence Argument is one of the most discussed arguments in the dispute between free will and determinism. This argument has been one of the incompatibilists main defenses against compatibilism and no sound version of compatibilism can be suitably sustained without a proper reply to it. This article presents the general outline of the argument, as well as some of the main objections compatibilists have pointed out over the years.

Keywords: Incompatibilism, consequence argument, free will, determinism.

1. Introdução
2. O argumento da consequência
3. O argumento modal da consequência
4. Conclusão

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0095

Luís Veríssimo. Argumento da Consequência. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022), Ricardo Santos e Pedro Galvão (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.