Ficcionalismo (Fiora Salis)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014)
João Branquinho e Ricardo Santos (eds.)
Neste artigo, ofereço uma sinopse do debate contemporâneo sobre o ficcionalismo, que é um ponto de vista anti-realista específico sobre áreas do discurso que são valorizadas pela sua utilidade, em vez de pela sua verdade.

Palavras-chave: ficção, anti-realismo, verdade, fingimento, linguagem figurativa.
In this entry I will offer a survey of the contemporary debate on fictionalism, which is a distinctive anti-realist view about certain regions of discourse that are valued for their usefulness rather than their truth.

Keywords: fiction, anti-realism, truth, pretence, figurative language.

1. Introduction
2. Varieties of fictionalism
3. Distinctions and qualifications
4. Problems for fictionalism

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0041

Fiora Salis. Ficcionalismo. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014), João Branquinho e Ricardo Santos e Pedro Galvão (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.