Definição (Dirk Greimann)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2015)
O presente artigo visa dar uma visão panorâmica sobre os principais tipos de definição e a sua relevância filosófica. A primeira parte consiste numa introdução geral focada nos seguintes tópicos: definição de ‘definição’; classificação das definições; desenvolvimento histórico da teoria da definição; controvérsias no debate filosófico sobre definições; e estado de arte. A segunda parte pretende contribuir para fechar algumas lacunas na teoria da definição que são apontadas na primeira parte.

Palavras-chave: definição, análise, redução, explicação conceitual, essência.
The present article aims to give an overview over the main types of definition and their philosophical relevance. The first part consists of a general introduction that focuses on the definition of ‘definition’, the classification of definitions, the historical development of the theory of definition, the controversies in the philosophical debate on definitions, and the state of the art. The second part is designed to fill some gaps in the theory of definition that are pointed out in the first part.

Keywords: definition, analysis, reduction, conceptual explication, essence.

1. Definição de ‘definição’
2. Classificação das definições
3. Desenvolvimento histórico da teoria da definição
4. As controvérsias no debate sobre definição
5. Estado de arte
6. Definições nominais e reais
7. Definições revisionárias
8. Definições redutivas

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0019

Dirk Greimann. Definição. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2015), João Branquinho e Ricardo Santos (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.