O conhecimento é objecto de inquérito na filosofia ocidental desde Parménides e Platão. O interesse pelo conhecimento proposicional despontou a partir da década de 60 do Século 20 com o Problema de Gettier. A Definição Tradicional do Conhecimento, ou análise tripartida, foi então seriamente questionada e o projecto de encontrar uma análise em ordem do conceito de conhecimento teve início. Cinquenta nos volvidos, muitos aceitam que o problema está por solucionar. Neste artigo, introduz-se de forma concisa o roteiro para a compreensão destes problemas.
Palavras-chave: conhecimento, verdade, justificação, análise, Gettier.
Since Parmenides and Plato that knowledge is subject of philosophical examination in western philosophy. The concerns about propositional knowledge emerged in the sixties of the 20th century, mostly caused by the Gettier Problem. The Traditional Definition of Knowledge, or JTB analysis, is under fire since then, and the quest for a proper conceptual analysis of knowledge started at that time. Fifty years later, many accept that this problem is still unsolved. The paper introduces a concise roadmap for the understanding of these problems.
Keywords: knowledge, truth, justification, analysis, Gettier.