Prioridade Metafísica (Guido Imaguire)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022)
Neste artigo eu apresento e discuto a noção de prioridade metafísica. Primeiramente, eu introduzo a noção de fundação metafísica de modo informal e suas propriedades formais. Segundo a conceção ortodoxa, fundação metafísica é uma relação hiperintensional que gera uma ordem parcial estrita de prioridade metafísica: se X funda Y, X é mais fundamental que Y. Em segundo lugar, eu apresento a noção de dependência ontológica, suas variedades e algumas das definições propostas com suas respectivas dificuldades. Também a relação de dependência ontológica gera uma ordem de prioridade metafísica: se Y depende de X, então X é mais fundamental que Y. Em seguida, eu discuto se, e como, essas diferentes noções podem ser unificadas a fim de formar uma teoria integrada de prioridade metafísica. Finalmente, na última seção, eu apresento as diferentes concepções sobre a estrutura metafísica de toda a realidade, em particular a hipótese de uma cadeia de fundação descendente infinita.

Palavras-chave: Fundação metafísica, dependência ontológica, prioridade metafísica, cadeia infinita de fundação.
In this article I present and discuss the notion of metaphysical priority. Firstly, I introduce in an informal way the notion of metaphysical grounding and its formal properties. According to the orthodox view, metaphysical grounding is a hyperintensional relation which yields a strict partial order of metaphysical priority. When x grounds y, x is more fundamental than y. Secondly, I present the notion of ontological dependence, its variety and some of the proposed definitions and respective difficulties. The relation of ontological dependence also yields an order of metaphysical priority: when y depends on x, x is more fundamental than y. Then, I discuss if and how these two different notions may be unified for building a united general theory of metaphysical priority. Finally, in the last section, I will present different conceptions on the metaphysical structure of the whole reality, in particular the hypothesis of an infinite descending grounding chain.

Keywords: Metaphysical grounding, ontological dependence, metaphysical priority, infinite grounding chain.

1. Hierarquia e prioridade
2. Fundação metafísica
3. Dependência ontológica
4. Teoria unificada de fundamentalidade
5. A estrutura global: uma variedade de hipóteses

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0096

Guido Imaguire. Prioridade Metafísica. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022), Ricardo Santos e Pedro Galvão (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.