Unidade da Proposição (Manuel García-Carpintero)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2019)
Apresento aqui um conjunto de problemas acerca de conteúdos, ou proposições, que preocupou os pais fundadores da Filosofia Analítica, na peugada de uma nobre tradição que remonta aos diálogos tardios de Platão. O cerne do problema é este: o que mantém juntas as partes que constituem uma proposição? Da maneira como aqui apresento a dialéctica actual acerca deste venerável problema, existem dois lados opostos. No primeiro encontram-se aqueles que se esforçam por oferecer teorias substantivas reducionistas. No outro encontramos aqueles para quem esta é uma aspiração sem fundamento, manifestada pelos puzzles insolúveis a que as visões reducionistas, elas próprias, dão origem.

Palavras-chave: proposições, actos representacionais, unidade das proposições, predicação.
I present here a cluster of problems concerning contents, or propositions, which exercised the founding fathers of Analytic Philosophy, following in the footsteps of a distinguished tradition traceable back to Plato’s later dialogues. Their gist is this: what is it that holds the constituents of a proposition together? As presented here, in the current dialectic about this venerable problem there are two opposing sides. The first side comprises those who strive to provide reductive, substantive accounts. At the other end, we find those who think that this is an unwarranted aspiration, as manifested by the unsolvable puzzles, of their own making, that the reductivist proposals generate.

Keywords: propositions, representational acts, unity of propositions, predication.

1. Preâmbulo: problemas de unidade
2. Terão os problemas de unidade soluções profundas?
3. Abordagens substantivas
4. Considerações finais

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0080

Manuel García-Carpintero. Unidade da Proposição. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2019), Ricardo Santos e Pedro Galvão (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.