Teoria do Erro (Pedro Galvão)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022)
O artigo começa com uma caracterização da teoria do erro, de John L. Mackie. De seguida, examina a defesa do cognitivismo proposta por Mackie e também os seus argumentos contra o realismo moral. Por fim, discute as implicações da aceitação dos argumentos de Mackie.

Palavras-chave: Desacordo moral, argumento da extravagância, realismo moral, niilismo, não-cognitivismo.
The paper begins with a characterization of John L. Mackie’s error theory. Next, it examines Mackie’s proposed defense of cognitivism
and also his arguments against moral realism. Finally, it discusses the implications of accepting Mackie’s arguments.

Keywords: Moral disagreement, argument from queerness, moral realism, moral nihilism, non-cognitivism.

1. Contexto filosófico
2. A rejeição do não-cognitivismo
3. O argumento da “relatividade” ou desacordo
4. Os argumentos da extravagância
5. Implicações

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0098

Pedro Galvão. Teoria do Erro. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2022), Ricardo Santos e Pedro Galvão (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.