Ontologia da Arte (António Lopes)

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2013)
João Branquinho and Ricardo Santos, (eds.)
Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
A ontologia da arte situa-se na intersecção da filosofia da arte com a metafísica e tem sido objecto de intensa investigação nas três últimas décadas. Este artigo aborda as principais teorias sobre a natureza metafísica das obras de arte, cobrindo as propostas eliminativistas, monistas e pluralistas. Entre estas últimas, é dado destaque ao trabalho sobre a ontologia das artes performativas, e em particular, da música. Termina-se com uma referência à recente viragem da discussão para o campo da meta-ontologia e a polémica sobre a plausibilidade do revisionismo ontológico no caso de artefactos ou objectos sociais.

Palavras-chave: ontologia da arte, meta-ontologia, revisionismo em ontologia, monismo (ontológico), pluralismo (ontológico).
The ontology of art is placed at the intersection of metaphysics and the philosophy of art, and has been the subject of extensive research in the last three decades. This entry discusses the main theories about the metaphysical nature of artworks, covering eliminativist, monist and pluralist proposals. Among the latter, special focus is given to work on the ontology of the performative arts, and especially, of musical works. The last part addresses the recent meta-ontological turn and the debate over the plausibility of extensive ontological revisionism concerning artifacts or social objects.

Keywords: ontology of art, meta-ontology, ontological revisionism, monism (art-ontological), pluralism (art-ontological).

Conteúdo

1. Ontologia, obras e focos artísticos
2. Eliminativismo
3. Monismo e pluralismo
4. A viragem meta-ontológica

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0058

How to cite this article:
António Lopes. Ontologia da Arte. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2013), João Branquinho e Ricardo Santos (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.