Metafísica da Morte (Pedro Galvão)

Este artigo centra-se no problema do mal da morte, mas começa com uma breve discussão acerca da sua natureza. Argumenta-se que a melhor perspectiva da identidade pessoal leva à conclusão de que uma pessoa humana morre quando a sua mente deixa de existir, pelo que o seu organismo poderá sobreviver-lhe. A perspectiva mais influente sobre o mal da morte – a perspectiva da privação, também conhecida por ‘comparativismo’ – é então apresentada, confrontada com os argumentos epicuristas que se lhe opõem e examinada à luz de problemas metafísicos sobre a forma apropriada de avaliar mortes particulares. Rejeita-se a perspectiva da privação na sua versão simples, considerando-se que esta é mais plausível numa versão que não pressuponha que a identidade pessoal é o fundamento da preocupação prudencial.

Palavras-chave: morte, identidade pessoal, preocupação prudencial, comparativismo, Epicurismo.
This article is focused on the problem of the badness of death, but begins with a brief discussion of its nature. It is argued that the best view of personal identity leads to the conclusion that a human person dies when his or her mind ceases to exist, and so might be outlived by his or her organism. The most influent view on the badness of death – the deprivation account, or comparativism – is then presented, confronted with the Epicurean arguments, and examined in the light of metaphysical problems about the proper way to evaluate particular deaths. The simple deprivation account is rejected in favor of a comparative account that does not presuppose that personal identity is the basis of prudential concern.

Keywords: death, personal identity, prudential concern, comparativism, Epicureanism.

1. A natureza da morte
2. A perspectiva da privação
3. Argumentos epicuristas
4. O mal da privação: dois problemas metafísicos
5. O mal da privação: relações prudenciais
6. Além do mal da privação
7. Outros problemas

DOI: https://doi.org/10.51427/cfi.2021.0052

Pedro Galvão. Metafísica da Morte. In Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica (2014), João Branquinho e Ricardo Santos (eds.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.